LTIP - Laudo Técnico de Inspeção Predial

KP Engenharia

LTIP - Laudo Técnico de Inspeção Predial

Necessita regulamentar a sua edificação? A equipe da KP Engenharia está habilitada a solucionar o seu problema com a elaboração de Laudos Técnicos. Mas para você entender melhor vamos explicar como isso funciona.

A LTIP trata-se de um documento obrigatório para todas as edificações de acordo com o Decreto nº 18.574 de 24 de fevereiro de 2014, que regulamenta o Art. 10 da Lei Complementar nº 284 de 1992, refere-se ao controle da manutenção preventiva, conservação de edificações, seus elementos estruturais, instalações e equipamentos.

Este laudo tem como objetivo verificar tais condições e atestar a segurança e a estabilidade dos edifícios, devendo ser elaborado por um profissional habilitado. Através do mesmo, o síndico passa a ter uma visão geral do estado da edificação, os problemas que ela apresenta, e uma orientação de como proceder para corrigi-los.

Benefícios:

  • Verificação de todos os problemas, os quais passam despercebidos por síndicos e moradores em muitas casos;
  • Orientação adequada de como solucionar os problemas existentes;
  • Correta realização da manutenção predial, fazendo da edificação um lugar seguro, confortável e valorizado;
  • Orientação para futuras manutenções;
  • Resolução das dúvidas dos usuários

Elaboração:

O profissional habilitado realiza a vistoria e a análise crítica da edificação verificando todos os sistemas componentes da mesma, tais como estrutura, vedações, cobertura, impermeabilizações, instalações, etc. Assim, o mesmo deve propor soluções para possíveis patologias, como também orientar ações de manutenção e conservação, com o objetivo de qualificar o espaço.

Realizada a vistoria, o laudo é elaborado pelo profissional e encaminhado para a Prefeitura através dos formulários padrão, que podem ser:

  • LTIP Inicial com Recomendações: quando existem recomendações de serviços a serem executados e providências a serem adotadas, havendo a necessidade de emitir um Laudo Conclusivo após o cumprimento das mesmas;
  • LTIP Inicial e Conclusivo: quando não há recomendações, atestando-se a estabilidade e a segurança da edificação;
  • LTIP Conclusivo: quando as obras indicadas no Laudo Inicial com Recomendações foram executadas, atestando a segurança e a estabilidade da edificação

Ao final do processo, o profissional deve emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento no qual ele assume a responsabilidade técnica pela elaboração do laudo e sobre as recomendações nele contidas.

Obrigatoriedade:

Estão dispensadas da apresentação da LTIP as residências unifamiliares e multifamiliares de até dois andares. Caso não apresentem estas características, todos os edifícios residenciais, comerciais, de uso misto, entre outros, devem apresentar o laudo.

Solicite seu Orçamento

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato.

Desenvolvido por Criadores de Site
Copyright © 2018 KP Engenharia.
Facebook Instagram